IGP-M faz valor do aluguel de salão comercial usado pela Prefeitura subir 35% em um ano

  • 20/07/2021
  • 0 Comentário(s)

IGP-M faz valor do aluguel de salão comercial usado pela Prefeitura subir 35% em um ano

A alta no IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), índice usado para corrigir os aluguéis começa a impactar os contratos da prefeitura de Monte Aprazível, provocando aumentos acima da inflação nos últimos 12 meses.


A inflação do Brasil, calculada pelo IPCA (Índice e Preços ao Consumidor Amplo) é de 0,60% em junho e de 8,35% nos últimos 12 meses.

Uma das dezenas de salões comerciais ou casas que a Prefeitura aluga para manter projetos ou repartições públicas teve reajuste de 35,75%, passando de R$ 729,50 para R$ 990,29. O extrato do contrato do reajuste aluguel foi publicado nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial do Município.

O IGP-M foi usado para reajustar o valor do aluguel um salão comercial usado para abrigar o Viva Leite, programa do Governo Estadual que distribui leite gratuitamente para crianças e idosos.

Desde os anos 1990, o IGP-M foi referência para reajustes de aluguéis. Na época, em meio à hiperinflação brasileira, o índice costuma ter uma variação menor que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Com a pandemia e a alta do dólar, muitos locatários negociam não reajustar ou passar a usar o IPCA (8,35% nos 12 meses até junho) em vez do IGP-M, que é mais sensível ao câmbio. 



Marcos Roberto 
marcos.roberto@difusoraaparecida.com.br

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes